Spread the love

Um negócio de importação e exportação combina compradores e vendedores nacionais e estrangeiros, garantindo que todos os requisitos regulamentares locais sejam cumpridos. Remontando aos tempos bíblicos, esse comércio garante que os produtos sejam distribuídos de países que têm um rico suprimento de uma mercadoria para países onde essa mercadoria não é abundante. Os bens importados / exportados incluem qualquer coisa.

Aprenda como iniciar seu próprio negócio de importação e exportação e se ele é adequado para você.

Inicie um negócio de importação e exportação seguindo estas 9 etapas:

Você encontrou a ideia perfeita para um negócio e agora está pronto para dar o próximo passo. Começar um negócio é muito mais do que apenas registrá-lo no estado. Reunimos este guia simples para você iniciar seu negócio de importação e exportação. Essas etapas irão garantir que seu novo negócio seja bem planejado, registrado de forma adequada e em conformidade com as leis.

Etapa 1: planeje seu negócio

Um plano claro é essencial para o sucesso como empresário. Isso o ajudará a mapear as especificidades do seu negócio e descobrir algumas incógnitas. Alguns tópicos importantes a serem considerados são:

  • Quais são os custos iniciais e contínuos?
  • Quem é o seu mercado-alvo?
  • Quanto você pode cobrar dos clientes?
  • Como você vai nomear sua empresa?

Felizmente, fizemos muitas pesquisas para você.

Quais são os custos envolvidos na abertura de um negócio de importação e exportação?

Felizmente, conquistar seu nicho no mercado global requer muito pouco capital inicial. A empresa pode ser administrada a partir de um escritório doméstico. Empreendedores de sucesso relatam começar com capital zero, enquanto outros indicam que incorreram em custos baixos. Suas necessidades básicas são: telefone, Internet, logotipo e website.

Se sua estratégia é começar como distribuidor, você precisará incluir verbas adicionais em seu orçamento para cobrir os custos de estoque.

Quais são as despesas correntes para um negócio de importação e exportação?

Além dos baixos custos iniciais, a maioria dos proprietários de negócios no mercado global tem poucos ou nenhum custo indireto. Você enfrentará os custos padrão que acompanham qualquer empresa, como manutenção de Internet, telefone e site. Você também precisará fazer um orçamento para os custos de logística, como transporte de mercadorias. Esses custos variam, dependendo das especificações do item, para onde ele está indo e de onde está sendo transportado.

Quem é o mercado-alvo?

Seu mercado-alvo irá variar, dependendo do produto sendo entregue. Como resultado, a pesquisa de mercado deve ser parte integrante de sua rotina diária. Diligência e preparação irão garantir que você identifique corretamente os clientes em potencial, quais áreas geográficas terão um papel importante em seus negócios e quais produtos oferecem o maior potencial de lucro.

Como uma empresa de importação e exportação ganha dinheiro?

Uma empresa de importação e exportação recebe uma comissão por cada importação e exportação que facilita.

Quanto você pode cobrar dos clientes?

Os preços variam de produto para produto. Existem dois fatores que influenciam no quanto você decide cobrar: volume e lucro sobre o produto. O objetivo é encontrar o ponto ideal – onde você estiver satisfeito com o seu lucro, sem exceder o preço que os consumidores estão dispostos a pagar por ele. A maioria dos importadores / exportadores encontrou esse ponto ideal em 10-15% sobre seu custo.

Quanto lucro uma empresa de importação e exportação pode gerar?

O lucro médio de um indivíduo que gerencia esse tipo de negócio pode ser alto. Há vários empreendedores que criaram negócios multimilionários, empregando uma equipe de 5 a 10 pessoas.

Como você pode tornar seu negócio mais lucrativo?

Nesse setor, quanto mais envolvido você estiver, mais lucros obterá. Alguns empresários se concentram apenas na importação, enquanto outros se concentram na exportação. Para aproveitar ao máximo essas oportunidades, faça pesquisas minuciosas e posicione-se nos nichos que mais precisam de atenção.

Como você vai nomear sua empresa?

Escolher o nome certo é muito importante. É recomendável verificar se o nome da empresa que você escolheu está disponível como um domínio da web e protegê-lo com antecedência para que ninguém mais possa pegá-lo.

Etapa 2: Forme uma entidade legal

O estabelecimento de uma entidade comercial legal como impede que você seja pessoalmente responsável se seu negócio de importação e exportação for processado. Há muitas estruturas de negócios para escolher, incluindo: Corporações ou LTDA.

Você também deve considerar o uso de um serviço de agente registrado para ajudar a proteger sua privacidade e permanecer em conformidade.

Etapa 3: Registre-se para impostos

Você precisará se registrar para uma variedade de impostos estaduais e federais antes de poder abrir para negócios.

Etapa 4: Abra uma conta bancária empresarial e um cartão de crédito

O uso de bancos de negócios e contas de crédito dedicados é essencial para a proteção de ativos pessoais.

Quando suas contas pessoais e comerciais são misturadas, seus ativos pessoais (sua casa, carro e outros objetos de valor) correm risco caso sua empresa seja processada. No direito comercial, isso é chamado de perfurar seu véu corporativo.

Além disso, aprender como criar crédito comercial pode ajudá-lo a obter cartões de crédito e outros financiamentos em nome da sua empresa (em vez do seu), melhores taxas de juros, linhas de crédito mais altas e muito mais.

Abra uma conta bancária comercial

Isso separa seus ativos pessoais dos ativos da sua empresa, o que é necessário para a proteção de ativos pessoais. Isso também facilita o arquivamento contábil e tributário.

Obter um cartão de crédito comercial

Isso ajuda a separar as despesas pessoais e comerciais, colocando as despesas da sua empresa em um só lugar. Ele também cria o histórico de crédito da sua empresa, que pode ser útil para levantar dinheiro e investimentos posteriormente.

Etapa 5: Configurar a contabilidade comercial

Registrar suas várias despesas e fontes de receita é fundamental para entender o desempenho financeiro do seu negócio. Manter contas precisas e detalhadas também simplifica muito sua declaração de imposto anual.

Etapa 6: Obtenha as permissões e licenças necessárias

A falha em obter as autorizações e licenças necessárias pode resultar em multas pesadas ou até causar o encerramento de seus negócios.

Requisitos de licenciamento comercial federal

É importante obter e seguir informações sobre a certificação federal para importação e exportação e revisar essas informações para evitar problemas jurídicos. 

Requisitos de licenciamento para empresas estaduais e locais

Algumas autorizações e licenças estaduais podem ser necessárias para operar um negócio de importação e exportação. Saiba mais sobre os requisitos de licenciamento em seu estado, visitando a referência às licenças e permissões do estado .

A maioria das empresas é obrigada a cobrar impostos sobre as mercadorias ou serviços que eles fornecem. Para saber mais sobre como os impostos sobre vendas afetarão seus negócios, pesquise e leia a respeito de imposto sobre vendas para pequenas empresas .

Para obter informações sobre licenças e autorizações locais:

Verifique com o cartório de sua cidade ou município e obtenha assistência de alguma associação local.

Etapa 7: Obtenha um seguro empresarial

Assim como com licenças e autorizações, sua empresa precisa de seguro para operar com segurança e legalidade. O Seguro Empresarial protege o bem-estar financeiro da sua empresa em caso de sinistro coberto.

Existem vários tipos de apólices de seguro criadas para diferentes tipos de empresas com diferentes riscos. Se você não tiver certeza dos tipos de riscos que sua empresa pode enfrentar, comece com o Seguro de Responsabilidade Civil Geral. Esta é a cobertura mais comum de que as pequenas empresas precisam, portanto, é um ótimo lugar para começar seus negócios.

Saiba mais sobre o Seguro de Responsabilidade Civil Geral .

Outra apólice de seguro notável de que muitas empresas precisam é o Seguro contra acidentes de trabalho . Se sua empresa tiver funcionários, é uma boa chance de que seu estado exija que você tenha a cobertura de compensação para trabalhadores.

Etapa 8: Defina sua marca

A sua marca é o que a sua empresa representa, e também a forma como o seu negócio é visto pelo público. Uma marca forte ajudará sua empresa a se destacar da concorrência.

Como promover e comercializar um negócio de importação e exportação

Ao construir seu site, certifique-se de contratar um desenvolvedor que entenda o setor e possa configurar um site voltado para SEO. Seu site, combinado com um blog informativo e presença na mídia social, deve ajudar a atrair clientes para sua empresa. À medida que você continua a construir relacionamentos de negócios sólidos no setor, o boca a boca provará ser um recurso significativo para novos clientes.

Além disso, verifique organizações que podem ajudá-lo a encontrar clientes, distribuidores, transportadores e colaboradores comerciais estrangeiros em potencial.

Como fazer com que os clientes voltem

Conforme mencionado anteriormente, o sucesso do seu negócio depende dos relacionamentos que você constrói e promove. Assim que a venda for finalizada, faça o acompanhamento com o cliente. Um forte atendimento ao cliente global é fundamental e garantirá que os clientes continuem voltando, mesmo se sua experiência não for excelente.

Etapa 9: Estabeleça sua presença na web

Um site de negócios permite que os clientes aprendam mais sobre sua empresa e os produtos ou serviços que você oferece. Você também pode usar a mídia social para atrair novos clientes.

Este é o negócio certo para você?

O indivíduo que está buscando uma oportunidade única que requer muito pouco capital inicial, baixos custos gerais e tem espaço significativo para expansão deve considerar este empreendimento. O empresário que se apaixona por um produto específico que atualmente não está sendo importado / exportado, ou que só agora está sendo reconhecido, terá muito mais chances de sucesso.

O que acontece durante um dia normal em uma empresa de importação e exportação?

Enquanto alguns empresários ficam felizes em apenas importar / exportar um produto, muitos optam por seguir em frente e trabalhar com vários negócios. Essa é uma ótima maneira de expandir seus negócios e sua reputação. No entanto, exige muito trabalho e compreensão do seu mercado. A pesquisa de mercado fará parte integrante do seu dia, pois o sucesso do seu negócio depende da sua capacidade de identificar os melhores produtos, bem como o melhor mercado estrangeiro potencial para cada produto ou serviço.

Sua pesquisa não pára por aí, no entanto. Depois de identificar seus produtos e / ou serviços, você precisará aprender tudo o que há para saber sobre esse produto. Qual fabricante faz o melhor? Existem melhorias que podem ser feitas? Quem será o seu fornecedor?

O componente mais importante para o seu negócio são os contatos que você faz e os relacionamentos que você pode promover. Sua pesquisa deve ajudá-lo a identificar as tendências futuras. Depois de determinar isso, é hora de trabalhar fazendo as conexões que o ajudarão a entregar esses produtos aos países necessitados. Existem vários recursos para ajudá-lo a fazer essas conexões.

Um dia típico na vida de um importador / exportador inclui o seguinte:

  • Rever o atendimento do agente, iniciando as alterações necessárias.
  • Rever todas as perguntas por e-mail, respondendo a quaisquer perguntas que possam surgir.
  • Ler as fontes de notícias para determinar se alguma mudança e / ou movimento ocorreu em seu setor. Tomar decisões com base neste movimento.
  • Analisar o movimento e os problemas para determinar sua estratégia para o futuro. Elaboração de um plano de novas oportunidades de negócios.
  • Participar de eventos de networking. Isso geralmente inclui viagens e / ou conversas telefônicas com parceiros no exterior.

Embora haja uma série de itens que você precisará abordar a cada dia, parte do apelo para muitos neste setor é que não há dois dias iguais.

Quais são algumas habilidades e experiências que o ajudarão a construir um negócio de importação e exportação de sucesso?

Gerenciar um negócio de importação / exportação de sucesso requer atenção aos detalhes e fortes habilidades interpessoais. A maior parte do seu dia será gasta com vendas, marketing e construção de relacionamentos comerciais, portanto, é importante que você entenda totalmente o mercado. Sua capacidade de erradicar e construir relacionamentos com base nas necessidades do mercado é o que diferencia sua empresa das demais.

Qual é o potencial de crescimento para um negócio de importação e exportação?

A indústria de comércio global oferece oportunidades significativas, tanto agora como no futuro. A maior parte das importações / exportações anuais desse  comércio é representado pelo pequeno importador / exportador, deixando um espaço significativo para os interessados ​​em entrar no setor.

Dê o próximo passo

Encontre um mentor de negócios

Um dos maiores recursos que um empresário pode ter é uma orientação de qualidade. Ao começar a planejar seu negócio, conecte-se a um recurso comercial gratuito perto de você para obter a ajuda de que precisa.

Ter uma rede de suporte à qual recorrer durante tempos difíceis é um fator importante de sucesso para novos proprietários de negócios.

Recursos para ajudar mulheres nos negócios

Existem muitos recursos disponíveis especificamente para mulheres empresárias. Reunimos informações necessárias e úteis para ajudá-lo a ter sucesso profissional e pessoalmente:

  • Financiamento
  • Eventos
  • Guias
  • Apoio, suporte

Quais são algumas dicas privilegiadas para começar um negócio de importação e exportação?

Proprietários de empresas de importação e exportação bem-sucedidas alertam contra a tentativa de assumir muito no início. Identifique um ou dois produtos com alta demanda e comece por aí. Isso lhe dará uma ideia do mercado, das melhores práticas e ajudará a determinar os métodos mais eficazes para garantir as margens de lucro máximas. Grandes campanhas de e-mail serão uma parte significativa de sua estratégia de negócios. Não envie esses e-mails em massa. Aqueles que usam essa estratégia são frequentemente identificados como spammers e são totalmente excluídos do mercado.

Como e quando construir uma equipe

A maioria dos proprietários de negócios de importação / exportação são capazes de gerenciar tudo sozinhos, eliminando a necessidade de funcionários. Recomenda-se, entretanto, que você consulte um advogado ou consultor financeiro para garantir que todos os negócios sejam conduzidos de acordo com os livros, gerando o máximo de lucro possível. Se o marketing não for o seu ponto forte, também é recomendável que você considere a contratação de uma equipe de marketing que seja bem versada no setor de importação / exportação. Mais importante ainda, os empreendedores que percebem o sucesso mais significativo consideram cada conexão de negócios uma extensão de sua equipe, tratando-os como tal.

Categorias: Atualidades

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *