Spread the love

Muitas pessoas pesquisam por dietas malucas na internet para ter uma alimentação saudável, quando na verdade um simples curso de nutrição básica para alimentação, o ajudaria e ter noção do que realmente é necessário para atingir seus objetivos.

Aqui neste artigo vamos dar algumas dicas de nutrição básica para alimentação saudável, que aprendemos em cursos básicos que têm uma orientação profissional como base. O que é preciso para ter uma alimentação mais equilibrada?

Faça de 5 a 6 refeições diárias

Comer menos vezes é sempre pior, pois temos o costume de consumir mais kcal em menos refeições, no entanto, se fizermos cinco por dia em pequenas quantidades, vamos banir o hábito de comer muito em uma refeição devido aos intervalos prolongados.

Inclua alimentos ricos em fibras 

Devemos comer entre 25-30 gramas de fibra por dia para ter o trânsito intestinal perfeito. 

Não se preocupe, a fibra não vai engordar porque não a assimilamos. 

Portanto, consuma alimentos com alto teor de fibras, como frutas, verduras, legumes, frutas secas, pão, macarrão ou arroz (melhor se os cereais são integrais). 

Controle as porções de frutas consumidas por dia

Um truque muito bom é gerar o hábito de levar uma fruta como sobremesa no almoço e no jantar. Então, agora só resta comer uma salada ao longo do dia e teríamos coberto nossas necessidades.

O ideal é consumir no máximo 4 porções de fruta por dia em pequenas quantidades.

Limite de gorduras   

Devemos evitar gorduras saturadas e colesterol, muito comuns em gorduras de origem animal e molhos gordurosos. Eu quero esclarecer que as gorduras saturadas não são ruins, você só tem que evitar o consumo em excesso. 

O que acontece é que os nossos hábitos alimentares abundam muito este tipo de gordura, por isso digo tentar evitá-los. Portanto, recomendamos produtos lácteos e queijos com baixo teor de gordura, carnes com baixo teor de gordura, como frango, peru ou peixe, de preferência branco.

Fuja do “fast food” 

Evite doces, salgadinhos, alimentos industrializados e outros.

Beber bastante de água  

Água é extremamente importante como principal fonte de líquidos. Podemos controlá-lo pelo volume e cor da urina. Recomenda-se tomar de 1,5  a 2 litros de água nas próximas horas.

Vamos tentar reduzir o consumo de (CH) simples 

A porcentagem de carboidratos simples em relação ao total de carboidratos ingeridos deve ser menor que 10%. Sabemos que isso é complicado, mas podemos substituir CH simples por complexos como pão, massa, cereais, arroz, legumes, milho, aveia, etc.

Sal moderado e temperos fortes 

Eles estimulam o apetite e criam o hábito de comer mais. Eles também causam hipertensão e acúmulo de líquido (água) dentro do corpo. Se desde o início nos acostumarmos com esse hábito, não será difícil para nós comer com pouco sal. É complicado remover o “gosto pelo salgado” uma vez adquirido.

Evite o consumo de álcool 

As bebidas alcoólicas contêm kcal vazias que nosso organismo não usa em seu metabolismo, armazenando-se como gordura. O álcool é diurético (ao contrário da hidratação) tóxico e, portanto, prejudica a nossa saúde. Cuidado com as bebidas do fim de semana!

Curso de nutrição básica gratuito

Se você deseja saber mais sobre esse assunto, pode optar por fazer o curso de nutrição básica gratuito em plataformas online na internet.

Nele aprendemos com maior riqueza de detalhes o porquê as dicas acima são corretas, quais os tipos de nutrientes, minerais, vitaminas e alimentação para evitar a obesidade e doenças como diabetes.

Categorias: Atualidades

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *