Spread the love

Para quem gosta da ideia de cortar custos de sua empresa, separamos algumas informações interessantes para você empreender a partir de um coworking.

Começar um negócio sem dúvidas requer muito investimento, mas é possível aderir á alternativas como o coworking, um espaço compartilhado que irá facilitar o início de sua empresa pois trás diversas facilidades, entenda mais:

Quando uma empresa está em seus primeiros meses e até anos, há uma dificuldade grande em relação aos custos e necessidades que muitas vezes acabam sendo o motivo de muitas empresas fecharem as portas, por essa razão espaços compartilhados estão sendo cada vez mais procurados.

Negócios como coworking estão crescendo cada vez mais, pois ajudam o empreendedor em diversos aspectos, saiba como isso pode te ajudar a empreender e todas as vantagens que ele trás ao seu negócio.

Custo Benefício

Sem dúvidas para montar um escritório do zero é muito caro e não é qualquer pessoa que pode fazer isso sem se endividar ou dispor de um enorme investimento só para começar.

Através do coworking os gastos são compartilhados por todas as pessoas e empresas que ali frequentam através de uma mensalidade, você aluga o espaço e poderá usufruir de todas as ferramentas ali disponíveis.

Um escritório compartilhado tem uma infraestrutura que atende as necessidades de pequenas e médias empresas, é possível aproveitar tudo isso por um preço justo.

Você não precisará investir em móveis, impressoras, internet, telefone, cafeteira e diversos outros itens que um escritório precisa ter, pense no IPTU, água, limpeza, nada disso será um problema pois tudo está incluso, por essa e outras razões o coworking vem crescendo cada vez mais.

O investimento no espaço compartilhado é de acordo com o que você contratar e pelos recursos que irá usar, por conta disso o custo operacional é bem baixo em comparação com um escritório próprio.

Através dessa economia você poderá investir o dinheiro que seria destinado a criação do escritório em outra área e acelerar o processo de crescimento da sua empresa, dessa forma poupando tempo e dinheiro.

Produtividade

Você e sua equipe estará mais produtiva pelo simples fato de não ter que se preocupar com itens relacionados a manutenção do escritório ou quais quer problemas do dia a dia, terá tempo de sobra para focar no que realmente importa.

O ambiente do escritório compartilhado é agradável e diferenciado, ao contrário de um escritório normal, o ambiente do coworking pode ajudar e muito na produtividade de toda sua equipe, além disso trabalhar junto com empresas e pessoas de outras áreas pode ajudar e muito na criatividade e produtividade.

Contatos

O famoso networking, ao compartilhar o espaço de trabalho com outras empresas de diversas áreas você poderá construir sua rede de contatos e quem sabe formar uma sociedade ou conseguir novos clientes, além disso poderá aprender mais sobre outras áreas e entender melhor outros pontos de vista.

Espaços de coworking atraem pessoas profissionais de diversos setores, desde freelancers até advogados, você poderá contratar essas pessoas que estão presentes no seu dia a dia para auxiliar na resolução de problemas ou até mesmo fazer parcerias oferecendo serviços em troca de serviços.

Uma grande rede de networking é importante para qualquer pessoa, através disso você poderá receber indicações para novos trabalhos ou indicar pessoas de confiança.

A colaboração é um ponto chave em ambientes compartilhados e sem dúvidas é uma das qualidades mais procuradas no mercado de trabalho pois é vital para a criação de novos relacionamentos.

Localidade

A grande maioria dos espaços de coworking estão bem localizados e isso fará total diferença para sua empresa, estar em centros comerciais ajuda em diversos aspectos, desde locais para alimentação, correios, pontos de ônibus, poupa tempo, escritórios e outras facilidades que uma boa localização trás.

Crescimento

Dentro do espaço de coworking sua empresa poderá crescer muito gastando pouco, você poderá aumentar sua equipe sem mudar de endereço, diferente de um escritório convencional que normalmente é pequeno e ao aumentar a equipe força sua empresa a mudar de endereço ou alugar outra sala duplicando os gastos.

Alguns coworkings oferecem pacotes exclusivos para pequenos empreendedores e startups fornecendo diversas opções para sua empresa, dessa forma você escolhe o que realmente precisa e não tem que se preocupar se precisar aumentar a equipe.

Conhecimento

Ter profissionais de diversas áreas próximos no dia a dia é uma ótima oportunidade para aprender coisas novas e ver como esses profissionais resolvem problemas e dessa forma enxergar os problemas com outros olhos.

Alguns escritórios compartilhados oferecem a oportunidade para profissionais assistirem cursos e palestras de seu interesse e que não o faziam por motivos financeiros ou por falta de chances.

Oportunidades

O coworking é um ambiente de muitas oportunidades e possibilidades mas para aproveitar é preciso desenvolver habilidades desde aperfeiçoar um novo idioma, habilidades sociais, técnicas de venda, enfim, são inúmeras oportunidades nesse espaço e estar preparado sem dúvidas irá lhe trazer ótimos resultados.

Tendências

O Brasil vem ganhando cada vez mais profissionais freelancer com a facilidade da internet, entre os anos de 2014 e 2015 o número de freelancers aumentou cerca de 20%, e desde então vem crescendo cada vez mais, esse número é apenas uma fração do público interessado em espaços de coworking.

A nova profissão, os nômades digitais são pessoas que podem trabalhar a qualquer momento de qualquer lugar do mundo e espaços compartilhados como o coworking são ideais para esse público.

Conclusão

Empreender em um espaço de coworking sem dúvidas é uma ótima oportunidade de alavancar seu negócio á um custo baixo e poder usufruir de uma ótima infraestrutura para toda sua equipe, além disso ter diversos profissionais qualificados perto de você sem dúvidas é um diferencial e através disso você poderá aumentar a sua rede de contatos, clientes e parceiros que irão contribuir para o desenvolvimento da sua empresa.

Dicas para quem deseja montar um coworking

Tendência mundial o coworking não para de crescer e com isso surge novas ideias de empreender nesse tipo de mercado por isso separamos algumas dicas importantes antes de dar início ao seu projeto.

Lembrando que o número de empreendedores e freelancers no Brasil só vem crescendo conforme os anos e se você ainda está na dúvida se abre ou não um espaço compartilhado veja algumas dicas para facilitar o processo.

Pesquisa e Planejamento

Para abrir um escritório compartilhado precisa de muito mais do que um espaço grande, é preciso se atentar a diversos detalhes, fazer pesquisas e planejar o passo a passo.

Faça um plano estratégico e financeiro definindo como o espaço será montado, se terá um espaço separado para eventos e cursos, etc.

Como todo negócio é preciso levantar os custos operacionais e separar recursos para manter o negócio funcionando nos primeiros meses.

Móveis

Muito importante escolher móveis de qualidade por diversas razões, a principal é que um material de qualidade dura mais tempo e estraga com menos facilidade e isso lhe poupará dinheiro e dor de cabeça. Os escritórios são lugares onde as pessoas passam boa parte do dia e por isso é importante investir em móveis de qualidade que ofereçam conforto e segurança para todos os que forem usa-los.

Categorias: Uncategorized

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *